segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Return to sender

O Limbo Postal. Vc sabe, vc que já assistiu o Náufrago, sabe que a qualquer momento, sua carta ou pacote pode ir parar em L.I.N.S (Lugar Incerto e Não Sabido) ou pior, no vizinho.
Aqui na NZ, os carteiros são velhos amigos dos proprietários de casas e como eu descobri recentemente, fazem a mesma rota a 40 anos. Então, mesmo com o endereço errado ou incompleto, a sua correspondência vai chegar. Pode demorar, mas chega.

Mas nada preparou o sistema postal da NZ ou a relação Brasil-Australásia para a Grande Ameaça da Ordem: a minha mãe.

Ela tem um imenso coração e quis me mandar presentes de aniversário. Até conseguiu postar com antecedência suficiente que pra chegar aqui a tempo. Então mandou 2 presentes: um pacote do Brasil e um pacote de livros, comprados numa loja da NZ, que iam chegar rapidinho.

Não fosse o pequeno detalhe do endereço fictício. O pacote que me foi enviado do Brasil chegou na NZ para um endereço misturado, antigo e novo, obra e graça da criatividade de mamis. E o endereço fornecido para a loja daqui estava certo, mas era o meu endereço antigo. E ninguém mora mais lá, nem os ex-patrões.
Os livros eu consegui recuperar sem mto esforço além de uma troca de emails com a loja e um pacote rebatido em Waimate. Chegaram aqui uma semana depois do previsto, lindos, maravilhosos e depois eu até mandei um email pra loja agradecendo imensamente o serviço.

O outro era um pouquinho mais complicado, pq só Deus sabia onde o pacote ia parar, com nome de rua de uma cidade, nome da cidade de outro e código postal batendo com nenhum dos dois.
Aí, depois de extensa pesquisa no site do correio lá e cá, resolvi que, antes que o pacote batesse e voltasse ou pior, ficasse eternamente perdido no Limbo Postal acima mencionado, precisava ir conversar pessoalmente com o cara e implorar pra ele interceptar qq caixa amarela que aparecesse em Ashburton.

Foi o que fiz, no guichê de Missing Parcels, escondidinho lá no fundo com uma porta que abre na metade e um carteiro ?? (como chama um empregado do correio que não entrega cartas??) hiper simpático que morreu de rir de mim e da minha história e prometeu que ia ficar de olho. Ainda voltei lá umas duas vezes depois, e ele me avisou que tinha contado pra todo mundo e que estava todo mundo no aguardo.

Sexta feira agora me liga Penny, do correio em Timaru (100km de Ashburton, 150km da minha casa, praticamente outro estado), pra dizer que chegou um pacote lá com o meu nome. Dei meu endereço correto e 24h depois o dito estava em casa.

4 pacotes de chocolícia, 3 AnaMarias com recheio de baunilha, 1 farofa, 2 lixas de unha que eu amo, 2 camisetas pro Rô e um frasco de gelatina em cápsulas que não existe na NZ e sem as quais a minha unha vai pro saco.

Depois dessa, o Limbo Postal não me assusta mais. Muito.


P.S. Hj passei no correio em ashburton pra avisar e agradecer, pq afinal minha mãe me deu, além de livros e bolacha, uma educação decente!

Nenhum comentário: