quinta-feira, 10 de abril de 2008

Porque o Brasil nao e mais Nova Zelandia?

Vou dizer, nem tudo sao flores. Estamos demorando mais tempo do que imaginava pra nos estabelecermos e o dinheiro nao entra, so sai. Passo o dia calculando se vai dar pra alugar uma casa se necessario, pra tirar os vistos, pra isso, pra aquilo, mas tudo bem. Porque a Polyanna que mora dentro de mim (e adora a NZ) diz que vai dar tudo certo e eu acredito muito nela.

Mas tirando isso, queria aproveitar um momento de calma na casa do BBB9 -NZ pra dizer o que e igual e o que e diferenten aqui nesse canto do mundo.
Ja falei da multiplicacao dos coreanos (ai, saudade da Ze Paulino), da travessia de pedestres que e feita "de fianco" e de dirigir do lado errado (descobri, do jeito mais dificil, que enjoo bastante por causa disso), de como as pessoas sao loiras e lindas. Da ate raiva, vc vai no supermercado e o cara que repoe as prateleiras e um loiro espetacular, a moca do caixa podia ser modelo e as criancas parecem caidas do ceu. Nem preciso dizer que estou me sentindo feia.
Os precos, para quem queria saber, sao bem parecidos. Comida e cara, tipo um kilo de tomate e $6, um pe de alface e $2,70. Pra quem ia com R$20 na feira e comprava comida pra duas semanas, isso foi um choque. Gracas a deus exite a Home Brand, que e uma marca generica que fabrica tudo, tipo marca Extra, e tudo e bom, entao a gente so compra dela. Mas eletroeletronicos, tipo Ipod, pcs e laptops sao semelhantes, apesar das maquinas fotograficas serem mais baratas. Aluguel de casa e relativamente barato, pq as casas sao mobiliadas e lindas e grandes. Cafe e caro, para minha tristeza. Um espresso, ou um short black, custa em media, $2,50. Manicure e pedicure e caro mesmo, e esmalte na farmacia custa $20. Coisas de casa sao super baratas, de mixer($15) a lencois ($20 o jogo).

Aqui tem lencois de flanela, aquecedores, luvas de todos os modelos, gorros, roupas termicas pra por por baixo, lenha e carvao, jaquetas de lenhador, tudo isso por kiwis nao passarem frio. E galochas, liiiindas, com estampas de menina!!!!!!!! Custam $20. No Brasil, um par de galochas "designer" custa $350 na Oscar Freire, juro, vai la olhar!
E gardening, tem tudo pra jardinagem!!! TODAS as casas tem jardim, e todos os jardins tem flores. Nao estou brincando. Parece que o Extreme Makeover passou no pais inteiro!!! As casas sao grandes, espacosas, com lareiras, cortinas, janelas imensas, e todas bem cuidadas. Repare que falei casas porque ate agora nao encontrei predios, so em CHC ou Auckland e eram comerciais. Falando em espaco, parece que falta gente pra morar aqui. Saudade da Av.Paulista no meio da tarde.

Os carros, pelo contrario, sao velhos, feios, sujos e ninguem liga muito. Nas fazendas a regra e 4X4, todo mundo tem. Mas nao tem a neura brasileira de cuidar do carro. Fica tudo meio capenga. As estradas sao bem sinalizadas e as cidades tem placas do tipo Baptist Church, Hospital, School, Vet, etc, em postes e vc so se perde se quiser. Tem parquimetros nas ruas, e vc so paga o qto vai ficar, tipo, 20 min, 20cents. As ruas sao largas e sem buracos.

As moedas sao bem diferentes umas das outras, as notas tb. Acho que e por causa dos velhinhos; muitos velhinhos. E criancas que andam descalcas nesse frio, vai por um chinelo menino!!!!!! Kiwis andam descalcos, don`t ask me why (acho que e influencia dos hobbits).

Bebem, bebem, bebem, mto. A televisao passa propagandas do tipo " It`s not the drinking, it`s how we`re drinking" . E outras mais legais tipo, uma de alimentacao saudavel pra criancas, uma de apoio para pais ajudarem seus filhos na escola, tudo do governo, mto organizado e preocupado.
A televisao ate que e legal, os canais sao, respectivamente 1,2,3,4. O dois e o tres sao os melhores e passam todas as series que eu amo, incluindo House, Grey`s Anatomy, E.R., etc etc etc. E os reality shows de canto e danca super legais.

A locadora de video e imensa e baratinha, nos esbaldamos.
A casa tem milhares de moscas e there`s nothing we can do about it. Mas alem de moscas e aranhas, nao tem mais insetos. Nada de formigas, pernilongos, baratas, Aedes egypti e outras coisas nojentas e chatas da floresta tropical. Mtos passaros que voam em V, como em desenho animado, patos iguais aqueles que vendem em loja de decoracao country, uns passaros corintianos preto e brancos lindos, coelhos, porcos-espinhos, coisinhas fofinhas. Pinguins e focas eu ouvi falar, mas ainda nao vi. Nenhum canguru ou ornitorrinco, para decepcao da Mariana.

Agua quente em todas as torneiras, aquecedores de toalhas no banheiro. O correio faz quase tudo, de trocar dinheiro, licenciar carro e ate vende selos!
A burocracia e quase inexistente, pelo menos ate agora que nao tivemos que lidar com a Imigracao. Mas eles sao totalmente transparentes em tudo.

O feijao e ruim, a banana e ruim, os travesseiros tb, as calcinhas tem bundas imensas. Achei uma loja que adoro, a Farmers, tipo uma C&A so que melhorzinha. A Warehouse vende tudo, de brinquedos, coisas, pra carro, gardening, roupas legais, coisas pra casa, cds e a gente vai la quase todo dia.

Ai, cansei de escrever. Essas sao as minhas primeiras impressoes da NZ. E muito facil se sentir em casa aqui, e eu fico pensando se os moradores enjoam de ver o por-do-sol cor de rosa todo dia e outras paisagens de tirar o folego.

Espero que nao.

Nenhum comentário: