terça-feira, 30 de setembro de 2008

Existe sim.

A vida por aqui está no eixo, andando bem e pra frente. A bezerrada agora corre feliz e contente nos pastos e faltam poucos para nascer. Em compensação, as vacas explodem de leite, mas o trabalho na fazenda vai se arredondando, a interação melhorando, enfim all is well. O que mudou foi o nosso esquema de folgas, agora trabalhamos 6 dias e folgamos 2. Na última semana fomos pra casa do Sandro e Helen, depois pro Jairton e Jana. Enquanto estávamos lá perto, fomos todos para Chc e jogamos boliche e demos tanta risada que até doeu a barriga.
Essa semana resolvemos ficar aqui por baixo mesmo, então hoje fomos para Oamaru fazer as tarefas básicas, supermercado, correio, wharehouse, subway. Comprei novas plantas pro meu jardim (que passa muito bem, obrigada) e fizemos a descoberta do século: tem mortadela pra vender! Juro! minhas lombrigas quase pularam de emoção e o bolso deu uma choradinha: $4,50 por 100g de mortadela, que comemos na baguette com manteiga. Pra compensar, fomos nas fábrica de queijo (Whitestone) e compramos dois pedaços grandes de brie local, maravilhoso, amanteigado, saboroso, sem nenhum gosto de fungo, por $7,00 os dois. Ai ai...saudade do Santa Luzia.
Quando terminamos, ainda era cedo , o dia estava lindo e não queríamos voltar pra casa, então simplesmente continuamos dirigindo, passamos a colônia dos pinguins e um pouquinho mais ao sul descobrimos a segunda prova irrefutável, depois da mortadela, lógico.
É uma praia chamada Bushy Beach que também é uma colônia de pinguins e tem uma casinha onde vc se esconde pra assisti-los voltando pra casa ao anoitecer. O mar fica lá embaixão, mas tem uma trilhazinha cercada pra descer. Estava perfeitamente deserta, o céu azul, as colinas verdes e até uma mesa de picnic.
Peço imensas desculpas, mas o meu vocabulário não comporta esse tipo de emoção. Não tenho como descrever a paisagem de hoje. Não dá pra resumir ou explicar. Só dá pra fechar os olhos e rezar pra que eu nunca esqueça. Rezar pra que eu possa mostrar a mesma paisagem pros meus filhos, quando eles me perguntarem quando eu tive certeza absoluta da existência de Deus.

Sabe que dia é hoje? 30 de setembro. Sabe o que isso significa? Que sobrevivemos os 6 meses. It's all uphill from now on...

domingo, 14 de setembro de 2008

Reuse, recicle, reduza

Por aqui, a consciência ambiental é super forte. E ninguém é eco-chato. Pelo contrário, agir dessa forma já é natural para a maioria da população e eles praticam sem nem perceber. Agora a gente entende como é verdadeiramente fácil deixar menos lixo no planeta e que "small steps add up", mesmo se eu só fizer uma coisinha, multiplicado por todos no mundo, vira uma coisona, uma ajuda considerável.
Vou mostrar: no aeroporto, eles não deixam vc entrar com sementes, insetos, equipamento de camping sujo, terra etc. A fauna e flora são bem equilibradas e se alguém acidentalmente trouxer o mosquito da dengue, por exemplo, já era a população, pq não tem sapos.
Já comentei das second-hands, garage sales e Salvation Army, onde vc compra tudo imaginável de segunda mão e funcionando, até uma bolsa Louis Vitton ou um microondas por $20.
Isso me leva aos centros de reciclagem onde as pessoas levam e dispensam todo o seu lixo reciclável. Inclusive coisas grandes como computadores, eletrodomésticos, bicicletas. O que está irremediavelmente perdido.
Eu levo o meu lixo a cada 10 dias em Ashburton ou Oamaru e separo direitinho nos bins. Levo até as sacolas plásticas de lojas. Não é vergonha nehuma andar com minhas 4 sacolas de lixo no carro.
Comprei algumas sacolas reutilizáveis no supermercado. São verdes, imensas, custam 1dólar e evitam que vc leve pra casa milhões de sacolinhas. E bem mais resistentes.
Todas as lojas perguntam se vc quer uma sacola para suas compras. Normalmente eu recuso. Minha bolsa é bem grande.
E nos banheiros, a tecnologia já chegou e é ridiculamente simples: cada descarga têm 2 botões. Um normal e um que libera somente meia carga de água, para xixi. Todo o papel higiênico é bio-degradável, sempre jogado dentro do vaso. Lixo no banheiro, só no feminino, para itens que comtém plástico. Em banheiros públicos, não há papel para secar as mãos, só os secadores.

Já parou pra pensar na quantidade de lixo que essas medidas tão bestas evitam? Tenho orgulho de dizer que isso já está incorporado na minha rotina e vou levar pra sempre comigo.

Momento política

Depois de muita negociação, apelos de todos os lados, noites sem dormir e muitas cartas e telegramas de todo o mundo, resolvi encerrar a greve.
(Sucumbi à pressão da minha cabeça que queria escrever...já estava elaborando parágrafos em listas de supermercado)

Falando nisso (que é sinal internacional para mudar bruscamente de assunto), aqui na NZ eu assisto vários talk-shows americanos, com nenhum ou pouco atraso de transmissão. Assim, já vi o Sen. John McCain e Sen. Barack Obama no Letterman, na Ellen, na Tyra e nas moças do The View e no E! Daily News. Vi tb os Jonas Brothers, mas deixa pra lá; meu ponto é o seguinte: eu estou adorando o casal Obama. Se eu pudesse votar nos Eua (pq convenhamos que no Brasil não tem mais graça), votava no Barack. E se pudesse, votava na mulher dele. Ela é demais! Inteligente, engraçada, simpática, normal, etc e tudo.

Dá de 10 a zero na Marisa. Mas tb, nem precisa de muito....

Estou torcendo para que esse casal ganhe a eleição, pq deus sabe que os Eua estão precisando de uma sacudida de realidade.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Protesto

Pequeno protesto ao meus leitores: por quê ninguém comenta mais?? Estou me sentindo abandonada e vou fazer greve, a partir de agora

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Tive um tempinho e postei fotos!


Ao lado, nós no único dia de neve de verdade...foi pouco tempo, mas valeu a diversão e a beleza das fotos!!

Aqui em baixo é O Porco. Assim com letra maiúscula, pq esse é o nome dele, geralmente Pooooooooorrrrrr(incluir sotaque de interiorrrr)co. Nosso filho, mascote, bicho de estimação e travesseiro, all in one! E apesar de não aparecer na foto, esse porco tem nádegas.















Aqui do lado, sou eu e o pacífico. Eu
sou a de óculos na cabeça. O pacífico é o azul no fundo.








Essa aí é a nossa casinha, versão kiwi de um barraco na favela hehehehe.É pequenininha, mas uma delícia e perfeita pra duas pessoas! Na frente, o Mazda-Móvel!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Dona Flô



Essa é a minha primeira flor! Quer dizer, vai ser, daqui alguns dias...um daffodil.
Tô tão contente!

Correio de cerca

Por que amamos o Fencepost? O que é o Fencepost?
É um site que posta ofertas de emprego e todos os assuntos relacionados à vida rural na NZ. Também possibilita que vc publique um anúncio pessoal (não, não é correio elegante....aliás, pensando nisso, não sei como as pessoas aqui se conhecem...mas isso é outro assunto..) para os donos de fazenda encontrarem vc. E funciona, i'll tell you, porque fomos encontrados bem rapidamente as duas vezes que colocamos anúncio.

Agora, momento "coisas inacreditáveis que só poderia acontecer aqui":

Terça à noite estávamos no supermercado em Oamaru com o Juliano, a Tati, a Érica e o Toninho, que haviam passado em casa a caminho de Dunedin (eles passaram a noite em Oamaru e foram ontem pra lá. Mas a roadtrip deles ainda vai longe...). O Rô recebeu uma msg da Cris e do Fernando que moram em Methven, avisando que um amigo deles ia ligar. 10 minutos depois, o cara ligou. O nome dele é Maurício, gaúcho, 25 anos (Filhaaa, presente pra vc!!!!! hehehe), está na NZ faz 1 ano e estava trabalhando em Blenhein (outro reduto de brasileiros). Veio pra Oamaru por uma oferta de emprego que não saiu e precisava de uma mãozinha pra arrumar outra. Enfim, na hora do almoço ontem, ele veio aqui, conversamos bastante, liga aqui, liga ali, ele foi numa fazenda na hora, e ainda ficou com outro número pra depois. A noite fiz um anúncio pra ele no supracitado fencepost e ele "pousou" aqui, como diria meu rio-clarense pai. Pausa pra entender a inecredibilidade da coisa número um: uma criatura totalmente desconhecida, que vc nunca viu na vida, não sabe se ele é um serial -killer ou pior, tem chulé, amigo de um conhecido, dorme na sua casa. Quando isso ia acontecer em Sp?
Continuando pq o cara é legal, educado e não foi folgado nem uma vezinha. E parece que ele e o Rô foram separados no parto, pq têm tanto em comum...
Hoje de manhã, um cara ligou pra ele. Recapitulando: pus o anúncio ontem à noite. Hoje de manhã, o cara ligou, de Ashburton. Ele foi pra lá às 11h, encontrou o cara às 12h30 e agora, às 15h, ele me mandou uma msg dizendo que estava contratado, assistant herd manager.

Dá pra acreditar?

Ganhamos mais um amigo na NZ e entendemos a grande generosidade dessa rede de brasileiros que só têm uns aos outros tão longe de casa.

Complemento: me encontrou no orkut uma menina brasileira que mora aqui em Waimate e também trabalha numa fazenda de leite. Quer saber de onde ela é?Hã?Hã? Piracicaba. Juro, não dá pra inventar essas coisas....

terça-feira, 2 de setembro de 2008

" Plante seu jardim e
Decore sua alma,
Ao inves de esperar
Que alguém lhe traga flores."


Hj meu jardim cresceu mais 1m² e já virou um projeto de paisagismo. E tenho que cortar a grama em volta. Acho que tenho terra no cabelo...
Amo muito tudo isso.

Aventuras inimagináveis no mundo de Maria Fernanda - capítulo 9

Momento inédito na minha vida: eu sentada na terra, de luvas, com uma pá e um rastelinho, plantando flores no meu jardim.
Hj, com a instrução da minha patroa que só ri de mim, óbvio, plantei uma variedade de folhinhas verde que possivelmente vao virar daffodils e uma outras florzinhas roxas.
Já sou praticamente uma latifundiária: tenho um jardim de 1,5m². No meio tem um toco e uma árvore que no momento está seca, mas aguardamos ansiosamente a volta das folhas. Da próxima vez que for a Oamaru, vou passar na seção de gardening da Mitre 10 Mega e comprar uma variedade de vegetais plantáveis, sementes, acessórios, tamancos, luvas, regadores lindos. Umas ervas, umas alfaces, umas árvores, um abacateiro, um limoeiro e uma mangueira. Uma bananeira!!! OK, é só 1,5m², melhor ficar só nas florzinhas.
Por aqui, o pessoal leva seus jardins muito a sério. Se vc visse o tamanho das seções de jardinagem das lojas ia entender.
Acho que o sol está me afetando mais do que imaginava: hj de manhã, depois de alimetar as crianças, me enfiei na legging, roubei uma camiseta do Ro e saí para andar e correr pela fazenda, feliz com meu Mp3.

Estou cansada, mas me sentindo realizada com meu jardim. Vou tirar fotos do processo.
E se alguém quiser saber, vou dedicar meu recém-descoberto talento (?? depois eu conto se as coisas ficaram vivas) à minha vó, pq lembro dela mexendo nas jardineiras em Cajuru. Espero ter herdado o dedo verde...