quarta-feira, 28 de maio de 2008

Só pra dar notícias

Primeiro gostaria de anunciar que achei, graças a Deus, a cedilha, os acentos, tils, dois pontos e todos os sinais ortográficos da língua portuguesa no meu teclado e por isso sou um pouquinho mais contente.
Depois queria dizer que essa semana vai ser turbulenta: estamos saindo dessa fazenda, que foi vendida e ainda não tenho certeza 100% absoluta do que vai acontecer. O rumo que as coisas estão tomando é o seguinte: eu vou trabalhar em Methven, no Southern Cross Lodge, na cozinha, durante a temporada de inverno. Sábado vamos ter confirmação, mas provavelmente o Rô vai trabalhar em outra fazenda em Rakaia. Sim, são duas cidades diferentes. Não, não sei. Mas eu aviso, porde deixar.
Fomos no médico da imigração que, depois de muitos exames longos e confabulação, descobriu que o Rô tem diabetes. he he he. Eu sei, mentir pro médico é errado, mas a gente quase conseguiu.

Pausa pq eu tenho que voltar pra trabalhar. Depois eu conto mais.

sábado, 17 de maio de 2008

Verdes de inveja

Vocês vão ficar depois que eu contar o que comprei ontem. Mas antes tem historinha sobre a cultura kiwi.

Por aqui, não existe a cultura do acúmulo material, aquele história de guardar até parafuso enferrujado, porque um dia pode precisar. Também não tem esse negócio de comprar coisa de grife, ostentar a riqueza, dirigir o melhor carro. (Isso eu estou falando da região rural da Nz, aqui nesse meu mundinho) As pessoas usam moletom, casacos, todo mundo compra roupa na Warehouse e jipe 4X4 é super barato (mesmo, tipo uns $8mil vc encontra um usado. Menos, se procurar), porque não dá pra viver sem.

Só que ser humano é ser humano, e todo mundo troca de aparelhos e até de país um dia, certo? Certo. Ai aparece uma garage sale, um placa que vc vê na cidade assim que sai do supermercado, e de repente tá todo mundo lá.
Ou um Wastebusters, que é um centro de reciclagem em Ashburton onde eu levo meu lixo (sim, eu carrego meu lixo reciclável) e onde tem uma loja grande de usados, tudo, desde coisas para casa, galões de tinta, panelas, crockery, móveis, tudo. Foi lá que compramos, entre outras coisas
, uma televisão de 29polegadas por $50, um espelho por $5, panelas por $1, etc e tal. Tem roupas tb, inclusive comprei um casaco de chuva lindo por $4 que o Rodrigo fala que é de gente que morreu. Assim, o casaco virou "o casaco do morto".

Outra coisa que tem aqui que tem aí tb, mas é considerado lixo, deus-me-livre, coisa de pobre-retirante-que-mudou-pra-sumpaulo-agora, são as lojas da Red Cross e Salvation Army. Lojas grandes, iluminadas, nos centros, abarrotadas de roupas do inverno passado por $1 ou $2, casaco de couro por $8 (comprei, tá! Morra de inveja numero1), jogo de taças de vinho, 8 por $5, tudo em excelente estado. De verdade! Quase compramos uma cômoda linda, com espelho gigante por $25. E um bar novinho por $20. Mas infelizmente, o carro é pequeno.

Então finalmente chegando ao que que queria contar. Ontem, sábado, demos um pulinho (7km) em Methven pra comprar um negócio pro almoço quando demos de cara com a placa da garage sale na South Belt St que ia começar agorinha às 13h. Quando chegamos lá, encontramos uma panela de arroz elétrica (nova obsessão do Rodrigo. Tá aprendendo com o filipino) por $2 e uma bolsa que eu agarrei imediatamente por $3. Mal sabia eu o que estava agarrando. Encontramos tb o Sandro e a Helen e a Simone e o marido, nossos vizinhos e conterrâneos.
Discutimos sobre como tinha acabado tudo super rápido e sobre o jogo de sofá que custava $400 e a Helen queria. Fomos embora felizes.

Quando eu cheguei no carro, jesus amado vc nao acredita!!!! A bolsa que eu comprei por instinto de bolsa. É Louis Vuitton. Original. ORIGINAL. JU-RO-POR-DEUS. Um modelo de lona, bege, quadrado, com alça média e uma estampa grande na frente laranja. Vou tirar fotos.
Trust me, eu sei que é original. É perfeita, está novinha novinha, ainda dobrada e limpinha.
Repetindo, caso vc ainda não tenha entendido a magnitude da minha alegria ontem. Comprei uma bolsa Louis Vuitton original linda por $3.
A versão pirata dessa mesma bolsa que eu já namorava em Sp custa R$90 na 25 de Março. A original custa uns $800 dólares.

E a única pessoa que entendeu o tamanho da compra foi a namorada do Brent, que ficou falando "Holy Shit, it's a Louis Vitton" tão empolgada quanto eu.

sábado, 10 de maio de 2008

De luto

Vou escrever pouquinho, so pra avisar que agora tenho internet em casa e que, Mari, preciso do seu telefone.
Estou triste triste triste.
Minha avo Jandira morreu nessa quinta-feira, depois de um periodo sofrendo de velhice que segue uma vida tao longa e vivida.
Tivemos menos contato do que gostaria, mas ela me faz muita falta. Vai fazer ainda mais quando eu casar, quando tiver filhos, quando eu voltar pro Brasil.
Mas tenho boas lembrancas e vou me agarrar a elas. E rezar pra ela encontrar leite condensado no ceu e me mandar um pudim.

sábado, 3 de maio de 2008

Go Crusaders!!!!! ou aventuras inimaginaveis no mundo de Maria Fernanda parte 6

Rugby! Fomos num jogo de rugby!!!!! Molhado e violento.
Crusaders X Sharks, nos torcemos pelos Crusaders pq e o time da regiao de Canterbury. Vermelho e preto sao as cores do time, fui a carater.
O jogo foi em CHC, sexta, as 19h35 (se eu disser que comecou as 19h35, vc acredita??), chovendo, frio, granizo (teve uma brasileira desavisada que achou que estava nevando e ficou toda feliz. Nao, nao fui eu!), familias de kiwis* com muitas criancas totalmente preparadas com cobertores, chips, hot-dog no espeto, gorros, luvas, etc e tal.
O estadio e lindo, super legal, bem sinalizado, cadeirinhas confortaveis, comidinhas, bebidas, souvenirs.
Dentro do campo, e aquela coisa. Montinho, corre, derruba o coitado, e enfaixa a cabeça do outro, derruba de novo, corre mais um pouco, scoooooooooore. Ganhamos 18 a 10. O campo e menor do que parece ser na tv. Alias, e bem pequeno, mais ou menos metade de um de futebol.
Mas bem menos barulhento do que futebol. Diversao organizada, ate demais, if you ask me.

* Kiwi = neo-zelandes. Ou o passarinho, mas esse aind anao achei nenhum. A fruta e kiwifruit, e tem uma versao amarela aqui.

Ta congelado, ta tudo congelado!!!

Se vc acha que frio e campos do Jordao, think again. Aqui existe um negocio chamado frosting. Nao e neve, e mais frio que neve. E quando esta muito frio mas nao chove.
Acordamos de manha e a grama estava coberta de gelo,branca. Todos os pastos brancos. As poças de agua estavam congeladas. Nas barras da plataforma das vacas haviam formado mini-estalactites de gelo. As montanhas estao cobertas de neve e acho que a estacao de esqui vai abri logo. O pe nao esquenta por nada nesse mundo e a mao perde a sensibilidade, doi muito muito.

Agora o mais legal de tudo - tinha deixado uma blusa no varal. Depois de uns dias de chuva e essa queda de temperatura, vc ja imagina o que aconteceu, claro. Congelou a blusa. Estava durinha que nem papelao.
Eu ja comprei um monte de roupa termica, aquecedor, mas parece que nao esquenta, porque o vento nao para, destroi o labio, deixa o rosto da gente vermelho e o nariz parecendo uma fonte.
E os caminhoneiros kiwis anda de shorts. Ai god. Vou me acostumar, mas posso congelar tambem no caminho.