quinta-feira, 24 de abril de 2008

Estou viva!!!!!!!!!!!Barely.

E bem, obrigada. E que a semana que passou, desde a segunda, um dia depois da ultima postagem foi tao atipica que nao deu pra escrever. Vou tentar resumir um pouco, senao ficarei escrevendo ate amanha de manha.

Na segunda ligou uma mulher sobre um anuncio de procura-se emprego que eu tinha posto em um site daqui. Na segunda fomos na casa dela em Rakaia. Na terca mudamos de casa e tive um ataque nervoso. Na quarta comecamos a trabalhar. No domingo aprendi a dirigir o carro automatico da fazenda. Ontem milkei o herd todo sozinha. Hoje estamos de folga. Ok, vou explicar com mais calma.

Comecamos a trabalhar numa dairy farm, os dois. Somos trabalhadores bastante bracais porem muito muito bem remunerados. Bem mais do que ganharia como supervisora na Sbux, sad to say. Moramos de graca na fazenda, numa casa grande, 4 quartos, gelada, meio vazia, com excecao da criatura filipina que tambem la reside. E com quem dividimos um banheiro. Mas eu sou zen, depois do ataque nervoso.

Acordamos cedo, mas nem tanto por enquanto, umas 6h. Vai ter dias que teremos que acordar as 4h. Mas eu sou zen.
Sobre o trabalho, bem, eu carpino pastos, limpo o shed, limpo a plataforma, limpo, limpo, limpo. Vc consegue imaginar quanta bosta ha pra limpar com 520 vacas no mesmo recinto. Mas eu sou zen. Mas espere por cenas do proximo capitulo, quando eu terei um ataque histerico porque o negocio e imlimpavel.
Nasceu uma bezerrinha no meio da semana que eu adotei e tenho que alimentar, de mamadeira. Consegue imaginar Maria Fernanda de macacao laranja e verde, coberta de sujeira e de botas de borracha, bone, dando mamadeira pra uma vaquinha???
Essa semana foi lotada de cenas assim, antes inconcebiveis na minha vida ate agora. Dirigir um trator, dirigir um carro, dirigir outro carro, ter bolhas nas maos de carpinar, brigar com mangueiras de alta pressao, tirar leite de vacas (calma, tem maquinas pra isso, eu so encaixo os caps nas tetas. Faça as contas- 520 vacas. 1040 patas traseiras para evitar. 2080 tetas para encaixar o cap. 2 vezes ao dia.), dividir uma casa com um desconhecido total, usar muitas camadas de roupas embaixo do macacao, comprar botas de borracha.

Nao e ruim. E diferente, impensavel. Estou aprendendo tudo de novo. Se antes eu nao sabia o que o futuro me reservava, agora sei menos ainda, mas sei que se abre um novo mundo.
Vou escrever um glossario de palavras relacionadas a vida na fazenda.

Eu adoraria ficar e contar muitos detalhes, mas estou cansada e preciso voltar pra casa. A noticia ruim disso tudo e que estou sem internet, por enquanto, entao as atualizacoes serao menos frequentes.

Mas nao desistam de mim!! Eu prometo que nao vou deixar de contar as aventuras e desventuras que rolam por aqui. Agora com novos personagens- Edwin 1, filipino que mora na casa. Edwin 2, filipino que trabalha na fazenda. (Sim, sao pessoas diferentes. Juro, ja falei que nao consigo inventar essas historias.) E Edgar, o mais novo brasileiro aguapedrense na NZ.

domingo, 13 de abril de 2008

Aventuras inimaginaveis no mundo de Maria Fernanda 4 capitulo.

Essa e curtinha, mas muito bonitinha.

Sexta-feira, estavamos indo pra Ashburton qdo de repente o Rodrigo diminuiu a velocidade e parou no meio da pista. Quer saber por que?

Tinha uma familia de patos atravessando a rua. Mamae Pata e dois patinhos.

Juro. Nao consigo inventar essas coisas. Acho que eles estavam indo comprar novas cortin

Sobre comunidade

Estamos muito longe de casa, porem com muito brasileiros. Somos 8 no total e seremos mais ate o final do ano. Todos amigos de uma outra cidade pequena. Assim, inevitavelmente, formamos um nucleo, um pequeno reduto onde todos sentem falta de guarana, trakinas e da mae. Os mais veteranos auxiliam nos assuntos relacionados a fazenda e a imigracao e os que falam ingles melhor atendem o telefone qdo toca. Somos uma pequena comunidade.
Eu, sendo de uma grande cidade, morando em predio all my life, nunca tinha entendido bem esse negocio de vizinhanca e comunidade ate ontem. Ja mencionei que Methven e uma cidade minuscula.

Eu, o Ro e o Juliano fomos na missa catolica de Methven domingo de manha, 9h. A igreja, como era de se esperar, e linda, ensolarada, com aquecedores, decoracao de bom gosto, velas, bancos novos. Faz parte de uma escola catolica, Our Lady of the Snows (esperava que a imagem dela estivesse usando casaco, mas nao.hum.). A missa,gracas a Deus, e igualzinha. O corpo e o sangue de Cristo, um sermao maravilhoso sobre o Bom Pastor e sobre como Deus ama cada um, individualmente, e conhece todos.

Agora vem a parte interessante (PARA TUDO!!!! Acabei de achar a Ç no meu computador!!!!!!!!!!!!!!! O Eltoni formatou o bicho e agora o teclado e em portugues. Vou ter que aprender de novo. Voltando ao assunto.): depois da missa veio a nos uma velhinha e comecou a conversar com a gente. Depois o padre, depois mais gente. Achei que tinha esquecido a etiqueta de brasileiro na testa. Depois fomos convidados para o chá pós-missa (achei o acento), oferecido gentilmente pela paróquia.

Quando fomos ver, estavamos sendo adotados pela comunidade. Quando falavamos que estavamos procurando emprego, varias pessoas ja pediram nosso telefone, 'mas aonde vcs estao procurando', tal lugar ta precisando, manda um email pra fulano, etc e tal. E com recomendacoes ainda!!! Antes de vcs aceitarem q coisa, passem aqui e perguntem pra gente.
Saimos de la se sentindo filhotes da comunidade. E bem mais felizes.
Nem precisa dizer que prometemos voltar na missa todo domingo e com certeza voltaremos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Aventuras inimaginaveis no mundo de Maria Fernanda - 3 capitulo

Fui esquiar. Mentira, ainda nao. Mas subimos no Mt. Hutt para conhecer e passar um frio do caramba la em cima. E sofrer para subir, pq e uma estradinha sem vergonha e a cerracao nao deixava a gente ver meio nariz na frente do palmo!!!!
Nao e a foto que ta ruim, era assim que tava mesmo! Quase perdemos a Priscila no meio das nuvens! Enfim, a estacao ainda estava fechada, mas conseguimos ser apresentados a neve, pelo menos umas pocinhas que restavam de uma noite especialmente fria por aqui.
A neve e assim, branca, gelada e parece sagu de agua. Achei que fosse mais que nem raspadinha, mas sao umas bolinhas, bonitinhas, como ovas de peixe. Adorei. Mas o frio, jesus amado!!!!!

Porque o Brasil nao e mais Nova Zelandia?

Vou dizer, nem tudo sao flores. Estamos demorando mais tempo do que imaginava pra nos estabelecermos e o dinheiro nao entra, so sai. Passo o dia calculando se vai dar pra alugar uma casa se necessario, pra tirar os vistos, pra isso, pra aquilo, mas tudo bem. Porque a Polyanna que mora dentro de mim (e adora a NZ) diz que vai dar tudo certo e eu acredito muito nela.

Mas tirando isso, queria aproveitar um momento de calma na casa do BBB9 -NZ pra dizer o que e igual e o que e diferenten aqui nesse canto do mundo.
Ja falei da multiplicacao dos coreanos (ai, saudade da Ze Paulino), da travessia de pedestres que e feita "de fianco" e de dirigir do lado errado (descobri, do jeito mais dificil, que enjoo bastante por causa disso), de como as pessoas sao loiras e lindas. Da ate raiva, vc vai no supermercado e o cara que repoe as prateleiras e um loiro espetacular, a moca do caixa podia ser modelo e as criancas parecem caidas do ceu. Nem preciso dizer que estou me sentindo feia.
Os precos, para quem queria saber, sao bem parecidos. Comida e cara, tipo um kilo de tomate e $6, um pe de alface e $2,70. Pra quem ia com R$20 na feira e comprava comida pra duas semanas, isso foi um choque. Gracas a deus exite a Home Brand, que e uma marca generica que fabrica tudo, tipo marca Extra, e tudo e bom, entao a gente so compra dela. Mas eletroeletronicos, tipo Ipod, pcs e laptops sao semelhantes, apesar das maquinas fotograficas serem mais baratas. Aluguel de casa e relativamente barato, pq as casas sao mobiliadas e lindas e grandes. Cafe e caro, para minha tristeza. Um espresso, ou um short black, custa em media, $2,50. Manicure e pedicure e caro mesmo, e esmalte na farmacia custa $20. Coisas de casa sao super baratas, de mixer($15) a lencois ($20 o jogo).

Aqui tem lencois de flanela, aquecedores, luvas de todos os modelos, gorros, roupas termicas pra por por baixo, lenha e carvao, jaquetas de lenhador, tudo isso por kiwis nao passarem frio. E galochas, liiiindas, com estampas de menina!!!!!!!! Custam $20. No Brasil, um par de galochas "designer" custa $350 na Oscar Freire, juro, vai la olhar!
E gardening, tem tudo pra jardinagem!!! TODAS as casas tem jardim, e todos os jardins tem flores. Nao estou brincando. Parece que o Extreme Makeover passou no pais inteiro!!! As casas sao grandes, espacosas, com lareiras, cortinas, janelas imensas, e todas bem cuidadas. Repare que falei casas porque ate agora nao encontrei predios, so em CHC ou Auckland e eram comerciais. Falando em espaco, parece que falta gente pra morar aqui. Saudade da Av.Paulista no meio da tarde.

Os carros, pelo contrario, sao velhos, feios, sujos e ninguem liga muito. Nas fazendas a regra e 4X4, todo mundo tem. Mas nao tem a neura brasileira de cuidar do carro. Fica tudo meio capenga. As estradas sao bem sinalizadas e as cidades tem placas do tipo Baptist Church, Hospital, School, Vet, etc, em postes e vc so se perde se quiser. Tem parquimetros nas ruas, e vc so paga o qto vai ficar, tipo, 20 min, 20cents. As ruas sao largas e sem buracos.

As moedas sao bem diferentes umas das outras, as notas tb. Acho que e por causa dos velhinhos; muitos velhinhos. E criancas que andam descalcas nesse frio, vai por um chinelo menino!!!!!! Kiwis andam descalcos, don`t ask me why (acho que e influencia dos hobbits).

Bebem, bebem, bebem, mto. A televisao passa propagandas do tipo " It`s not the drinking, it`s how we`re drinking" . E outras mais legais tipo, uma de alimentacao saudavel pra criancas, uma de apoio para pais ajudarem seus filhos na escola, tudo do governo, mto organizado e preocupado.
A televisao ate que e legal, os canais sao, respectivamente 1,2,3,4. O dois e o tres sao os melhores e passam todas as series que eu amo, incluindo House, Grey`s Anatomy, E.R., etc etc etc. E os reality shows de canto e danca super legais.

A locadora de video e imensa e baratinha, nos esbaldamos.
A casa tem milhares de moscas e there`s nothing we can do about it. Mas alem de moscas e aranhas, nao tem mais insetos. Nada de formigas, pernilongos, baratas, Aedes egypti e outras coisas nojentas e chatas da floresta tropical. Mtos passaros que voam em V, como em desenho animado, patos iguais aqueles que vendem em loja de decoracao country, uns passaros corintianos preto e brancos lindos, coelhos, porcos-espinhos, coisinhas fofinhas. Pinguins e focas eu ouvi falar, mas ainda nao vi. Nenhum canguru ou ornitorrinco, para decepcao da Mariana.

Agua quente em todas as torneiras, aquecedores de toalhas no banheiro. O correio faz quase tudo, de trocar dinheiro, licenciar carro e ate vende selos!
A burocracia e quase inexistente, pelo menos ate agora que nao tivemos que lidar com a Imigracao. Mas eles sao totalmente transparentes em tudo.

O feijao e ruim, a banana e ruim, os travesseiros tb, as calcinhas tem bundas imensas. Achei uma loja que adoro, a Farmers, tipo uma C&A so que melhorzinha. A Warehouse vende tudo, de brinquedos, coisas, pra carro, gardening, roupas legais, coisas pra casa, cds e a gente vai la quase todo dia.

Ai, cansei de escrever. Essas sao as minhas primeiras impressoes da NZ. E muito facil se sentir em casa aqui, e eu fico pensando se os moradores enjoam de ver o por-do-sol cor de rosa todo dia e outras paisagens de tirar o folego.

Espero que nao.

sábado, 5 de abril de 2008

A vida em Londres


Quarta feira, depois de muita ralacao, aproveitamos o day off do Juliano e fomos para ChristChurch, que a partir de agora para a alegria desta que vos fala, sera abreviada para Chc, pq ninguem merece.Saimos tarde daqui, mas tudo bem, sao so 90km e nem nos perdemos.

Acho que foi um dos dias mais frios que pegamos ate agora, um vento cortante mesmo no sol. Mas que sol: o ceu estava azulzinho, as arvores ja mudando de cor (e taaao interessante descobrir que alguns paises realmente tem mudancas de estacao), a cidade e limpa, organizada, arborizada, nao muito florida pelo motivo ja supra-citado.
Nao andamos muito, ficamos principalmente na Cathedral Sq, que tem uma feirinha, umas ruas comerciais, uns pontos turisticos. Igualzinho a Praca da Se hehehe

Comemos o melhor cachorro-quente EVER, com um pao baguette e uma salsicha bratwurst de verdade, mostarda, maravilhoso. So de lembrar ja estou babando.
Ah, a decepcao do ano: comi fish`n chips e voces nao vao acreditar! E fish e fries. Peixe empanado e frito e batata frita gordinha, normal. Serio, o peixe da Zilma da de 10 a zero!! Esse era sem gosto, sem sal, sem graca, sem nada!
Mas a diversao era ver as gaivotas (o pais e tao desenvolvido que em vez de pomba, tem gaivota na rua. Juro) juntando em volta e a gente fingindo atirar batata. Elas tentavam voar um pouquinho, arrulhavam (??), e balancavam a cabeca, que nem cachorro. Fiquei horas nessa brincadeira, rolando de rir.

Ja mencionei que aqui na Nz tem banheiros publicos? Muitos, e perfeitamente limpos e totalmente condizentes com o ambiente, construcoes de verdade, nada daquelas coisas portateis? E de graca. Adoro a civilizacao.

Enfim, chc foi um passeio excelente, uma cidade deliciosa, que supostamente tem uma praia mas nao deu pra ir.Mas tudo bem, porque com certeza voltaremos la.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Aventuras inimaginaveis no mundo de Maria Fernanda - 2 capitulo


Dirigi um trator.

Nem vou elaborar mto. Dirigi um trator. Com porta malas, ou sei la como chama aquilo.
E descarreguei uns 3 caminhoes de feno. Com um fork. Carreguei sacas de oat (comida para cavalo) de 30kg. Ganhei bem, pelo menos.
Nem comento. Veja.


(espaco para o video de mim dirigindo o trator. Depois de 40 minuto para fazer o upload de um video de 2 minutos, desisti. Aguarde para outra tentativa amanha. Vou colocar uma foto para satisfazer a curiosidade geral da nacao)

Aventuras inimaginaveis no mundo de Maria Fernanda - 1 capitulo

Fui acampar. Juro. Sem banheiro, sem energia eletrica, um frio da p..., marshmellow, cookies, sem fogueira pq havia um Fire Ban na area, colchao inflavel, ate aprendi a armar a barraca.

Ja mencionei que o Rodrigo foi escoteiro e manja muito dessas coisas?!

Foi no sabado, com o Eltoni e a Pri. no Lake Coleridge, 70km de Methven, la pros lados onde foi filmado Senhor dos Aneis e Cronicas de Narnia. Consegue visualizar?? Feio ne??
Aqui, o campo nao e como Sp, cheio de casas e gente feinhas, movimentado, aqui o silencio e profundo e mortal. Vc consegue passar kms e kms e nao ver uma casa, uma pessoa, um nada de nada. So verde, casas de hobbits, pedras, estrada de areia e cascalho excelente, e ovelhas. Ja mencionei que a estatistica sao 4 ovelhas por habitante??

Mas a verdadeira aventura foi chegar no Lake. Lindo, fim da tarde, por do sol cor de rosa, agua cristalina, seixos. Mas pq?? Pq qdo chegamos, estavamos tao perto do lake, que passamos por um corrego. E o leito do rio aqui e areia e pedras. Entao, apesar da caminhonete 4x4 que dirigiamos, atolamos.
Tudo bem, toca a chamar um tiozinho que estava la pescando.E nao e que o tiozinho tinha, dentro do jipe 4x4 dele uma corda, uma pa e uma paciencia de Jo??!!?! Desatolamos. E ai?!?! Aha!!!

Atolamos de novo. Juro. Nao conseguiria inventar uma historia assim.

Toca a chamar outro tiozinho, igualmente preparado, e desatolar, de novo, a caminhonete. E ai sim, conseguimos chegar no lugar de montar acampamento. Aqui e muito normal acampar, pq nao tem pernilongo, sapo, lama, etc etc. O chao e liso, so com umas pedras redondas, tudo otimo.

No dia seguinte, decidimos ir embora pq picole nao da ne?!?

Mas veja so uma fotinho: